09h00
(Sala da Águia)

Sessão de abertura

09h10

(Sala da Águia)

 

Intervenção da nossa keynote speaker Vania Ferrari

“Protagonismo & Atitude”

10h15

Especialistas

Mod: Inês Vaz Pereira – SAP SuccessFactors
Carla Pombeiro – Sumol+Compal
Dalia Turner – Feedzai
João Vieira – Hotel Corinthia

O capital humano por trás da tecnologia: como aumentar o valor das pessoas através da transformação digital

O digital está a permitir novas formas de recrutamento, trabalho, aprendizagem e envolvimento de funcionários. As novas soluções de recursos humanos implicam uma mentalidade nova e um conjunto de habilidades tecnológicas. As prioridades centram-se ao mesmo tempo no digital e humano.

Tão ou mais importantes do que a tecnologia, os recursos humanos são uma variável determinante em todo o processo de transformação digital dentro das organizações.

Como adaptar a função RH às novas exigências?

11h00

Especialistas

Mod: Margarida Segard – ISQ
Comodoro Nuno Chaves Ferreira – Marinha Portuguesa
Marta Fortunato – The Navigator Company
Paula Arriscado – Grupo Salvador Caetano
Paula Garrido – Consultora em Gestão do Talento e Coacher

Automatização e a digitalização como facilitadores na gestão integrada de Recursos Humanos para o sucesso da condução de processos

Com a introdução da automatização, tornou-se possível às equipas de RH fazer a transição dos Gestores de RH para Gestores Estratégicos de RH! De que forma? Através da libertação do tempo anteriormente dedicado às tarefas de gestão tradicional e investindo o seu tempo na captação, desenvolvimento e retenção de talento.

A automatização também veio permitir a   monitorização dos processos de recrutamento, onboarding, processamento salarial, avaliação de desempenho, entre outros, reunindo numa só plataforma toda a informação pertinente que permite à organização a tomada de decisões com base em factos objectivos e mensuráveis.

11h45

Pausa para café e networking

12h15

Especialistas

Mod. Ricardo Fortes da Costa – SDO Consulting
Pedro Ramos – Grupo TAP

Teresa Relvas  –  Galp Energia
Sofia Anselmo de Carvalho

Que fatores-chave estão a transformar o panorama do trabalho e das organizações em períodos de incerteza como aquele em que vivemos? Que competências preparar para o futuro?

Os perfis de funções em muitas organizações são muito diferentes do que há cinco ou oito anos atrás. Muitas das funções atuais em muitas organizações nem sequer existiam até há pouco tempo. Muitas das competências necessárias para ser bem sucedido no meio dessas mudanças e adaptar-se ao cenário atual provavelmente não se aprendem nas universidades.

Quais as competências em que importa investir e que fazem efectivamente a diferença num mundo em que a única certeza diária é a mudança e a inundação de informação em que a digitalização impera e o emprego para toda a vida deixou de existir.

13h00

Almoço volante de networking

14h30

Especialistas

Mod: Ricardo Martins – Cegoc
Sónia Santos – ROFF
José Eduardo Queijo – Unilabs Portugal
Rita Baptista – OGMA
Isabel Heitor – ANA Aeroportos

Tendências dos Recursos Humanos 4.0?

O menor tempo de trabalho, colaboradores com perfil mais adequado, a liderança, cada vez maior utilização de recursos online, gestão remota, uso da inteligência artificial e “soluções na nuvem”.

Nos RH 4.0 é essencial para a organização que quer competir e sobreviver na economia da transformação digital, no entanto, por mais que a tecnologia avance, os negócios vão continuar a precisar das pessoas para pensar, inovar e fazer uso delas para atender aos clientes.

15h15

Especialistas

Mod. Isabel Cristóvão – Capgemini
José Luís Carvalho – José de Mello Saúde
Luís Monteiro – Mota-Engil
Pedro Jorge Silva – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

O futuro do trabalho: qual o papel dos Recursos Humanos?

Qual o papel do profissional de RH na transformação digital das suas equipas? Tecnologia como uma ferramenta útil aos diretores de recursos humanos na gestão da empresa e dos colaboradores. Quais as transformações operadas pela inteligência artificial no contexto organizacional? Qual o impacto da automatização dos processos na dinâmica laboral? Gestão de profissionais no contexto de mudança.

16h00

Pausa para café e networking

16h20

Especialistas

Mod: Daniela Costa – AMT Consulting
Mara Ângelo – A Padaria Portuguesa
Maria Roman –Lidl
Patrícia Calvário –  Essilor

Atrair, recrutar e reter as pessoas certas nas posições certas: ferramentas para agilizar processos e obter resultados

Atrair talentos através dos valores da empresa. Motivação e engagement como chave do sucesso. Como encontrar os melhores talentos? Que novos perfis precisamos? Como as novas tecnologias interferem ou impactam? Antecipar as necessidades e competências futuras. A responsabilidade social contribui para a retenção de talento?

Como pode ajudar uma boa estratégia de employer branding?

17h00

Especialistas

Mod: Pedro Ferreira – BTS

Ânderson Luís da Silva (Luisão) – Sport Lisboa e Benfica

Padre Ismael Teixeira

Pedro Janela – CEO – WYGroup

Sessão de encerramento
Como sermos profissionais realizados e felizes no século XXI?

17h40

Encerramento do Fórum RH 2019

17h45

Visita ao Estádio